sábado, 6 de novembro de 2010

A violência!




Segundo a pesquisa feita no IG, Brasil escola:
"A violência se manifesta por meio do abuso da força, da tirania, da opressão. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem diversas formas de violência, tais como as guerras, conflitos étnico-religiosos e banditismo.
A violência, em seus mais variados contornos, é um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira. Desde a escravidão, primeiro com os índios e depois, e especialmente, a mão de obra africana, a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da independência, tudo isso somado a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático, contribuiu enormemente para o aumento da violência que atravessa a história do Brasil."
Portanto para entender este fato que é comum nos dias de hoje, mas que não trás bons resultados, podemos ter como exemplo, uma briga que ocorreu na minha comunidade, na Vila Caldeirão, entre dois meninos bem pequenos ainda, de 12 anos de idade, como eu estava presente posso contar tudo sobre esta violência. Foi exatamente assim:
No dia 01/11/2010, um dia normal na Vila Caldeirão, onde tudo acontecia normalmente como o de costume. De 16h00min, eu e minhas amigas resolvemos ir pescar no açude, onde perto há um campo, onde vários meninos jogam futebol, incluindo um colega de classe. Nós fomos tirar minhoca para enfim ir pescar. Enquanto minhas amigas tiravam as minhocas eu ficava apenas observando, até então as meninas pedirão para eu ir pegar as varas de pescar na casa da minha amiga, então eu fui lá. Quando cheguei com as varas, dei uma delas a cada uma das minhas amigas e fiquei com uma. Então enquanto as meninas tiravam as minhocas eu fui em casa. Quando cheguei estava ocorrendo uma briga entre o meu colega de classe e um menino, quando eu vi, me desesperei e fui lá para ver! O menino estava batendo no meu colega, então depois meu amigo agarrou o pescoço do menino e ele ficou com bastante raiva, então o garoto se levantou e deu dois murros no meu colega, aí meu colega bateu nele também, o menino então deu o último soco no meu amigo e a testa dele ficou sangrado bastante com um corte profundo. Quando eu vi meu colega com o rosto cortado eu fiquei pálida, estava saindo bastante sangue mesmo, ele foi se lavar no açude e então minha mãe viu o corte do rosto dele e falou que o levasse para o hospital porque iria caber ponto. Então ele foi para casa. Quando foi no dia seguinte, que o meu amigo foi para a escola eu vi o corte e coube quatro pontos no rosto dele, o corte coube quatro pontos. E está briga se deu de uma pequena discussão.
Então eu acho que este exemplo é o bastante para sabermos o que é, de onde vem, o que causa entre outros fatores que causa a violência!
Portanto já que sabemos disto, não precisa falar mais nada não é? A única coisa que eu digo é: NÃO FAÇA COM QUE A VIOLÊNCIA SE AGRAVE MAIS, POIS ELA NÃO TRARÁ BONS BENEFÍCIOS ALÉM DE PREJUDICAR O PRÓXIMO E A SI MESMO!

Autora: PaullaA. 

3 comentários:

  1. parabéns Paulinha.
    Concordo com a sua opinião sobre as causas e consequências da violência. Embora saibamos que nós, seres humanos, usamos diariamente nossas forças para nos defender dos inimigos presentes em nossas relações, há, na cultura atual, muitos outros meios que incitam a violência. A TV por exemplo, os video-games, filmes,..., quase tudo traz cenas de guerras entre grupos, cenas fortes de violência. Se olharmos bem, quase todos os programas na tv, há uma personagem do bem e uma do mal. Tudo isso, penso que termina influenciando no caráter e na formação da nossa identidade. Só pra ter uma ideia, segundo a UNESCO no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia , a cada 13 minutos um brasileiro é assassinado.
    Olha, gostei da fundamentação que vc vez para explicar a briga entre os seus dois colegas. Faço somente uma pequena observação. Para nós que somos leitores do seu blog, seria melhor que vc, ao fazer qualquer fundamentação, nos dissesse qual a fonte utilizada pra enriquecer o seu artigo. Fazendo assim, a sua matéria passa a ter mais credibilidade, entendeu?
    Há várias formas de citar algo que não foi escrito por mim. A maior comum é colocar as palavras do autor entre aspas.
    Ei, vc recebeu meu email com algumas perguntas pra responder. Estou esperando a resposta.
    um bj e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Certo, Muito Obrigado!!!
    Ainda não vi, é porque é muito difícil eu ver meu Email, vejo mais o Gmail e o Blog! Mas irei ver agora e responder suas perguntas!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. aí garota. You are a greeeeet journalist. Fez perfeitamente.
    Agora veja mais um detalhe interessante. Se vc usou a opinião de algum autor e a citou usando as suas palavras, não as do autor, vc não deve colocar entre aspas. Deve apenas citar a fonte como vc fez ao introduzir seu artigo "Segundo a pesquisa feita no IG..." hai capito?
    um bj minha bella e Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir