quarta-feira, 27 de junho de 2012

Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente

Bom dia galera do Blog :D  Hoje vim aqui trazendo pra vocês um assunto que acho de muita importância para todos que usam a famosa ''Rede Social".
Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente, foi o tema da palestra de Pierre Lévy no Simpósio Hipertexto 2010. Onde ele nos dá 9 "dicas" (as quais eu irei citar mais abaixo), de como fazer uso inteligente das redes sociais, um mundo em que, hoje em dia, a maioria da população tem acesso e freqüenta diariamente. 
1° passo: Gestão da atenção "Você tem que definir seus interesses, você tem que eleger sua prioridade... definir suas prioridades, você tem que descrever para si mesmo qual a sua área de expertise e o que você quer aprender", diz Pierre.
2° passo: Conexão com fontes confiáveis "Estou falando sobre fontes, não sobre plataformas ou mídias, o ambiente é multiplataforma, multimídia... eu não me importo com as plataformas, o que é realmente importante é a fonte, as fontes são as pessoas e as instituições e essas pessoas e as instituições podem se expressar no Youtube, no Twitter, em seus blogs... em qualquer lugar, a escolha é a escolha das pessoas. Em quem você vai confiar?" 
3° passo: Coletar e agregar informações e 4° passo: Filtrar "Coletar toda a informação das fontes que você escolheu a partir da definição de suas prioridades e assim por diante você coleta toda esta informação e a filtra, você já filtrou as fontes, é claro, mas o que está vindo das fontes tem que ser novamente filtrado porque no mar de informações existem aquelas que não são relevantes pra você então é necessário filtrar novamente."
5° passo: Categorização "Categorização, ou classificação, ou organização se você não categorizar  a informação você não vai se lembrar dela, a memória é baseada na categorização e você não categoriza só para você, você categoriza também para os outros o que antes era trabalho dos especialistas como bibliotecários, por exemplo ou pessoas especializadas em documentação que organizavam, catalogavam e classificavam documentos agora esta tarefa cabe a você, a nós."
6° passo: Registro na memória de longo prazo "... algumas dessas plataformas de memória de longo prazo ou plataformas de organização da informação são especialmente desenhadas para pesquisadores e acadêmicos [...] todos estes sistemas de memória de longo prazo são aos mesmo tempo pessoais, e sociais, ou coletivos você participa da organização da memória do... grande grupo de pessoas e você é beneficiado com essa organização da informação construída por todas as pessoas que utilizam uma mesma plataforma assim como você, uma vez que você tenha feito todo este trabalho."
7° passo: Síntese "Por exemplo, você escreve uma postagem para Blog ou você aprimora um artigo na Wikipédia porque você realmente aprende quando faz sua própria síntese para você mesmo, em suas próprias palavras e ao mesmo tempo em que está fazendo isto você faz síntese úteis não somente para você mas também para outras pessoas assim, você também está entrando na conversação."
8° passo: Compartilhamento, comunicação "Porque aquilo que você escreve em sua postagem no Blog ou no Wiki é lido por outras pessoas e você pode sinalizar esta postagem de Blog, por exemplo, no Twitter, no Facebook, no Orkut ou em todas estas mídias sociais e a conversação começa: pessoas respondem e você começa a responder as respostas e assim por diante."
9° passo: Reavaliação " 'Minhas prioridades são realmente relevantes?' 'Defini meus interesses de forma correta?'  'As fontes que eu escolhi são boas fontes?' 'Há outras fontes interessantes?' 'Eu posso cancelar alguns cadastros ou deixar de seguir algumas pessoas? Ou deixar de ser amigo delas?'  Deixar uma amizade ou deixar de seguir é tão importante como seguir ou se tornar amigo. Este é o Ciclo de Gestão do Conhecimento Pessoal ."




A conferência está dividida em quatro partes, com legendas em português, e publicada no canal de vídeos do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE). Se vocês quiserem ver os vídeos e escutar com mais atenção, eu irei deixar aqui em baixo o link dos mesmos. 
Bom galerinha, a postagem de hoje foi sobre a Palestra de Pierre, espero que tenha ajudado vocês e espero que tenham gostado. Até mais vê :D


link: http://nehte.blogspot.com.br/2011/07/videos-da-conferencia-com-pierre-levy.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário