segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Meu pai não mora mais aqui


Uma ótima literatura brasileira de Caio Riter, que vem trazendo acontecimentos do dia-a-dia das pessoas, e que é comum na vida de cada ser humano.
Pequena síntese:
Um certo dia, a professora manda que os alunos escrevam um diário, neste diário os mesmos tem que falar sobre o que aconteceu no seu dia-a-dia. De inicio os alunos acharam chato ter que escrever no diário todos os dias. Mas é lá onde eles encontram um amigo de verdade para quem contar, todos os seus segredos e desabafos.
No livro apenas vem mostrando o que Letícia e Tadeu escrevem, o diário dos outros alunos, não vêem escritos detalhadamente, apenas no final do livro é que aparece a síntese do diário dos outros alunos.
Letícia esta vivendo um momento muito abalado e triste em sua vida: A separação dos seus pais. Sim, isto é uma coisa muito constrangida, pois ela juntamente com sua mãe sofrem muito, pois após a separação o pai de Letícia não mora na mesma casa que ela e sua mãe. Ela chora o tempo todo, juntamente com sua mãe que se finge de forte, mas aos escondidos se derrama em lágrimas. Seu pai por sua vez, começa a namorar com uma menina chamada Vitória. Letícia não gosta nada dela porque acha que a separação do pai foi por causa de Vitória.
No diário de Tadeu, ele escreve sobre suas paixões, se apaixona por várias garotas do colégio. A primeira é Larissa, por ela Tadeu se apaixona loucamente, até que decide ficar com ela. Quando eles ficam, dias depois Tadeu acha que Larissa também esta afim dele, e então ele decide perguntar se ela se Larissa quer namorar com ele, então ela abre o jogo e diz que gosta realmente de um primo dela de Porto-Alegre, Tadeu então fica muito abalado e resolve "partir para outra". É onde se apaixona por uma menina mais velha do que ele, chamada Vanessa, que é namorada do seu melhor amigo. É onde ele tenta evitar e não consegue, pois a paixão é mais forte que ele. Certo dia, acontece um baile e um desfile onde escolhe a menina mais bonita do colégio, então Vanessa ganha, e chama Tadeu para dançar com ela, neste momento eles se beijam e o amigo de Tadeu briga com ele. Dias depois o pai de Tadeu (que viaja sempre), sofre um acidente e morre. Ele fica muito triste e passa dias sem ir á escola. Sofre bastante. É então que Leticia percebe que a raiva e o rancor que ela sentia por Vitória, e também por seu pai não morar na mesma casa que ela, não significava nada diante do que Tadeu estava passando.
Depois de muito tempo, Leticia se apaixona por Tadeu e Tadeu se apaixona por ela. Então os dois começam a namorar. E então Leticia, acaba com toda raiva que sente por Vitória, pois percebe que foi uma criancice dela ter tratado mal a namorada de seu pai, e então elas viram amigas. E tudo acaba bem.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quem é Dilma Rousseff?

Segundo a pesquisa feita na UOL:

Dilma Vana Rousseff Linhares, nasceu na cidade de Belo Horizonte dia 14 de dezembro de 1947 (63 anos),estado civil Divorciada, sendo filha do advogado e empreendedor búlgaro Pedro Rousseff e da dona de casa e professora Dilma Jane Silva, com grau de escolariadade de Ensino Superior, Graduada em Ciências da economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Iniciando na militância, integrou organizações que defendiam a luta armada contra a Ditadura Militar, como o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR- palmares). Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972, primeiramente na Operação Bandeirante (Oban), onde teria passado por sessões de tortura, e, posteriormente, no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre de 1985 a 1988, no governo Alceu Collares. De1991 a 1993 foi presidente da Fundação de Economia e Estatística e, mais tarde, foi secretária estadual de Minas e Energia, de 1999 a 2002. E agora assume o cargo de Presidente do Brasil.

sábado, 6 de novembro de 2010

A violência!




Segundo a pesquisa feita no IG, Brasil escola:
"A violência se manifesta por meio do abuso da força, da tirania, da opressão. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem diversas formas de violência, tais como as guerras, conflitos étnico-religiosos e banditismo.
A violência, em seus mais variados contornos, é um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira. Desde a escravidão, primeiro com os índios e depois, e especialmente, a mão de obra africana, a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da independência, tudo isso somado a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático, contribuiu enormemente para o aumento da violência que atravessa a história do Brasil."
Portanto para entender este fato que é comum nos dias de hoje, mas que não trás bons resultados, podemos ter como exemplo, uma briga que ocorreu na minha comunidade, na Vila Caldeirão, entre dois meninos bem pequenos ainda, de 12 anos de idade, como eu estava presente posso contar tudo sobre esta violência. Foi exatamente assim:
No dia 01/11/2010, um dia normal na Vila Caldeirão, onde tudo acontecia normalmente como o de costume. De 16h00min, eu e minhas amigas resolvemos ir pescar no açude, onde perto há um campo, onde vários meninos jogam futebol, incluindo um colega de classe. Nós fomos tirar minhoca para enfim ir pescar. Enquanto minhas amigas tiravam as minhocas eu ficava apenas observando, até então as meninas pedirão para eu ir pegar as varas de pescar na casa da minha amiga, então eu fui lá. Quando cheguei com as varas, dei uma delas a cada uma das minhas amigas e fiquei com uma. Então enquanto as meninas tiravam as minhocas eu fui em casa. Quando cheguei estava ocorrendo uma briga entre o meu colega de classe e um menino, quando eu vi, me desesperei e fui lá para ver! O menino estava batendo no meu colega, então depois meu amigo agarrou o pescoço do menino e ele ficou com bastante raiva, então o garoto se levantou e deu dois murros no meu colega, aí meu colega bateu nele também, o menino então deu o último soco no meu amigo e a testa dele ficou sangrado bastante com um corte profundo. Quando eu vi meu colega com o rosto cortado eu fiquei pálida, estava saindo bastante sangue mesmo, ele foi se lavar no açude e então minha mãe viu o corte do rosto dele e falou que o levasse para o hospital porque iria caber ponto. Então ele foi para casa. Quando foi no dia seguinte, que o meu amigo foi para a escola eu vi o corte e coube quatro pontos no rosto dele, o corte coube quatro pontos. E está briga se deu de uma pequena discussão.
Então eu acho que este exemplo é o bastante para sabermos o que é, de onde vem, o que causa entre outros fatores que causa a violência!
Portanto já que sabemos disto, não precisa falar mais nada não é? A única coisa que eu digo é: NÃO FAÇA COM QUE A VIOLÊNCIA SE AGRAVE MAIS, POIS ELA NÃO TRARÁ BONS BENEFÍCIOS ALÉM DE PREJUDICAR O PRÓXIMO E A SI MESMO!

Autora: PaullaA.